No 1º período letivo de 2022-23 o AEG esteve envolvido em várias mobilidades do proporcionada pelo Programa Europeu, Erasmus+, Educação e Formação.
Uma destas mobilidades levou o Coordenador de Educação para a Cidadania, professor Jones Maciel, a Split, na Croácia, entre 20 e 26 de novembro, na ação “Líderes em Ação II”, um projeto de “job shadowing” promovido pela CIM do AVE, em articulação com os Centros de Formação da região, respetivas escolas associadas e os correspondentes Municípios e que nesta mobilidade envolveu os AE Pedome, AE Abação (Guimarães), AE Cabeceiras de Basto, AE Mondim de Basto, AE Gondifelos (Famalicão), o Município Cabeceiras de Basto, o CFAE Sá de Miranda e a CIM do Ave.
Ao longo da mobilidade houve a oportunidade de conhecer sumariamente diferentes aspetos do sistema educativo croata (organização, administração, estrutura curricular, sistema de avaliação de alunos, serviços complementares e de apoio, formação de professores - de base e contínua, progressão na carreira docente, …). Houve também oportunidade de contactar com a prática pedagógica de diferentes níveis e áreas disciplinares e com o trabalho de inclusão dos alunos com necessidades especiais de apoio educativo. Houve ainda a oportunidade de perceber como evoluiu a utilização das tecnologias digitais em contexto educativos e de explorar algumas ferramentas pedagógicas digitais, bem como de refletir sobre a importância do desenvolvimento das soft skills.
Este trabalho foi realizado no contexto de visitas a estabelecimentos de ensino de diferentes tipos (níveis e ofertas formativas) do domínio público e complementado com conversas com responsáveis pelo serviço educativo em diferentes níveis administrativos (regional, municipal e de escola) e com o trabalho realizado em workshops, promovidos pela entidade parceira.
Para além destas componentes mais profissionais, é de considerar ainda a componente comunicacional e sociocultural, decorrente da interação com as diferentes pessoas que acolheram os participantes portugueses e/ou com quem trabalhamos e de algumas visitas culturais realizadas (programadas ou não).
O trabalho mais interessante decorreu dos workshops, promovidos pela entidade parceira, particularmente do que envolveu a reflexão sobre as competências do século XXI. Por outro lado, foi também interessante ver como os docentes promoviam a avaliação pedagógica, numa perspetiva formativa e de maior interação com os encarregados de educação, utilizando as TIC.
Foi importante perceber que os dois sistemas educativos (português e croata) estão em consonância do que diz respeito aos principais objetivos, embora se note algumas diferenças nas opções estratégicas e no nível de desenvolvimento dos mesmos, tal como acontece com os sistemas de outros países da União Europeia já visitados.
Jones Maciel
(Coordenador de Educação para a Cidadania)