No dia 13 de novembro alunos e alunas de todas as turmas de 7º ano, assistiram de forma interventiva a uma palestra de Sensibilização, Informação e Demonstração, dinamizada pela equipa técnica do CITEVE.
Nesta ação de demonstração e de experimentação sobre a indústria, a equipa do CITEVE, recorrendo a equipamentos “transportáveis” alusivos à digitalização, sustentabilidade e a outras tecnologias emergentes da indústria, captaram a atenção de estudantes e docentes.
A atividade, que decorreu na Sala Mais, proporcionou a oportunidade de se conhecer alguns dos projetos desenvolvidos por este conceituado centro tecnológico, de se manusear ferramentas tecnológicas como o “Exoesqueleto”, os óculos que proporcionam “realidade aumentada” e de contactar com diversos objetos do dia a dia, muito leves, construídos em fibra de carbono. No decorrer da sessão foram apresentados vários projetos/concursos, sendo que o projeto “Isto é uma Ideia-Hackathon de Empreendedorismo”, que estimula a criação e desenvolvimento de um dispositivo com utilidade no quotidiano, obteve maior interesse por parte deste grupo. Foi valorizado o facto de ser um concurso nacional para apresentação de ideias/soluções inteligentes e exequíveis, sendo estes jovens estudantes desafiados a conceber uma nova solução, que torne o dia-a-dia mais smart e simples e que preferencialmente também contribua para a sustentabilidade. De salientar que esta dinâmica, em articulação com o CITEVE, surge no âmbito do programa concelhio de intervenção de carreira “Eu e o Mundo”, dinamizado pela psicóloga do SPO, onde alunos e alunas são orientados para o conhecimento do meio, tomando consciência das suas características pessoais e dos papéis de vida de um modo mais diferenciado, de forma a reconhecerem a influência dos autoconceitos positivos no (in) sucesso escolar e na construção do projeto de carreira/vida. São também proporcionadas atividades variadas no sentido de compreenderem a importância da exploração das oportunidades de formação e do mundo do trabalho na construção do projeto de vida e de carreira, reconhecendo que o planeamento para a concretização dos objetivos de carreira, é um processo que se desenvolve ao longo da vida.
Pelo impacto positivo associado ao empreendedorismo e à descoberta de aptidões que esta dinâmica teve, o nosso agradecimento especial à Drª Sofia Pelayo, Coordenadora Nacional Projeto Pense Indústria- Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, que tem já uma longa história de colaboração com o nosso Agrupamento.