Os alunos das turmas do oitavo ano foram desafiados em simultâneo a construírem um glossário ilustrado em inglês sobre alimentos e pratos. A ideia, como se lê na legenda do Padlet utilizado como suporte da atividade (Feed your brain with eyes and ears wide open!), é a de não só revisitar, reforçar e expandir o vocabulário aprendido em contexto de sala de aula na vertente escrita do léxico em apreço, mas também a de aceder e partilhar instrumentos para aferir e praticar a sua pronúncia. Entendemos que se trata de um recurso que pode servir as aprendizagens de outros alunos ou de quem queira avivar conhecimentos de outros tempos,
como o dos seus pais e familiares.
Neste projeto, os alunos não só desenvolveram uma área vocabular para sustentar a competência comunicativa, mas também a intercultural, pois uma outra vertente do trabalho é a de pesquisar e apresentar um prato tradicional de um dos países do Reino Unido ou de outro país da Commonwealth, incluindo a hiperligação a uma receita do mesmo.
De maneira a levar a cabo todas as tarefas envolvidas neste projeto foi indispensável que os alunos pusessem à prova a competência estratégica, procurando comunicar eficazmente em contexto, apelando ao seu pensamento crítico, ativando e aprofundando a sua literacia tecnológica e utilizando a oportunidade para desenvolver o aprender a aprender em contexto e aprender a regular o processo de aprendizagem, pois pretendeu-se que fosse um projeto desenvolvido de forma autónoma, embora sob a vigilância atenta da docente da disciplina..
Podem explorar o mural Padlet clicando aqui. Aprendam, relembrem, experimentem receitas e deliciem-se com pratos que talvez nem soubessem que existiam!
Featured
An Illustrated Food Glossary
Acessos: 384