Não foi fácil encontrar um dia sem risco de chuva que coincidisse com uma aula de 90 minutos de Ciências Naturais, mas todas as turmas de 7º ano acabaram por ter oportunidade de fazer a sua saída de campo para caraterização da paisagem local.
O programa de Ciências Naturais integra uma aprendizagem essencial que implica caracterizar a paisagem envolvente da escola, a partir de dados recolhidos no campo. Tendo isto em consideração, depois de estudada a forma de caraterizar uma paisagem e de se terem realizado nas aulas alguns exercícios de caraterização a partir de imagens de paisagens, foi definida uma saída de campo para recolha das informações necessárias à caraterização da paisagem envolvente à escola.
O local de observação, Rua do Calvário, foi escolhido tendo em consideração a proximidade da escola, mas também as condições de observação do vale do rio Este, em que se integra a EBI de Gondifelos.
Cumprindo as regras de circulação de peões na rua, acrescidas do cuidado de sinalização de coletes refletores usados pelo professor e pelos delegados e subdelegados de turma, no dia em que as condições atmosféricas permitiram usar a aula de noventa minutos de Ciências Naturais, os alunos de cada turma saíram da escola, fazendo o percurso da saída de campo a pé, passando junto à igreja e atravessando a nacional 206, para descer a encosta até à Ponte da Gravateira (ponte medieval românica do século XII - XIII), sobre o rio Este, subindo depois a rua do Calvário até ao seu ponto médio, onde havia um espaço que permitia a concentração dos alunos sem colocar em risco a sua segurança e que constituía um bom local de observação do vale.
Assim, virados para Norte, e tendo como principal referência a igreja paroquial, bem visível, observa-se uma paisagem rural, na encosta do vale contrária à do observador, onde os aspetos de intervenção humana são dominantes. Na paisagem é de destacar a quase total ausência de afloramentos rochosos significativos, embora, no local de observação, se consiga visualizar um pequeno afloramento granítico.
É de notar que este trabalho de caraterização da paisagem é considerado para a avaliação dos alunos, valorizando-se a diversificação dos instrumentos de avaliação.
No regresso à escola os alunos foram por outro percurso, passando agora pelo lugar do Barroco e atravessando o rio Este na ponte da estrada nacional, realizando, num trabalho de grupo, uma recolha de folhas de árvores autóctones encontradas no caminho.
No bancos junto à Igreja, já pertinho da escola, houve ainda tempo para partilhar as descobertas, identificar as árvores das diferentes folhas recolhidas e avaliar a atividade.
Jones Maciel
(Professor de Ciências Naturais)