JI de Outiz
EB1 de Cavalões
JI de Outiz
JI de Outiz
EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
Featured

Celebração do DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

À semelhança dos anos anteriores, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o grupo disciplinar de Educação Física em articulação com os clubes do Desporto Escolar e Liga-te, com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), com as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática no contexto do tema “Alimentação Saudável”, procura desenvolver atividades/projetos, nomeadamente disciplinar e interdisciplinar e estabelecer conexões dos conteúdos abordados nas respetivas áreas.

No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, promove-se uma exposição onde está patente todo o trabalho desenvolvido pelos alunos nas diferentes disciplinas e afixam-se os gráficos de Índice de Massa Corporal e as suas conclusões/reflexões.

Os professores de Educação Física são os responsáveis pelo estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), que se desenrola no âmbito da Área da Aptidão Física e da plataforma do Fitescola e cuja amostra são todos os alunos dos 2º e 3º ciclos.

                No 2º ciclo, no 6º ano, o tema sobre a Alimentação Saudável é em algumas turmas desenvolvido sob a forma de projeto ou apenas de atividades articuladas. Nas situações em que se desenvolvem projetos é efetuada uma articulação com os conteúdos das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento sendo que são os próprios alunos, que dos seus dados de peso e altura obtidos em Educação Física, calculam o seu IMC e, com base nas tabelas da OMS para a sua idade e género, inserem-se no indicador respetivo. Partindo dos dados obtidos na turma, os professores de Matemática abordam os conteúdos, usando a folha de cálculo, que permitem posteriormente aos alunos a construção do gráfico da turma e a respetiva análise e interpretação dos resultados obtidos. Em Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, os professores fizeram um levantamento da quantidade de açúcar presente em alguns alimentos embalados, de forma a sensibilizar a comunidade educativa sobre o que realmente se ingere, sendo esta pesquisa elaborada nas referidas disciplinas. Os resultados no estudo do IMC de cada turma servem de base para alertar os alunos sobre a importância que uma alimentação equilibrada e variada, bem como a prática de exercício físico têm no contexto da saúde e na melhoria dos resultados obtidos nesse estudo.

Nas disciplinas cujo tema dá origem a projetos, os alunos são os promotores e as turmas do 9ºano, calcularam/refletiram sobre o seu IMC e publicaram receitas saudáveis no mural padlet, tendo realizado uma feirinha com produções de lanches realizados por eles e considerados saudáveis. Foram apresentadas e elaboradas espetadas e batidos de frutas, panquecas de aveia e fruta, brownie de frutos secos ou bolachas/bolo de canela, numa aposta, na sua confeção em produtos mais saudáveis como os flocos de aveia, a fruta, a cenoura, o cacau e o uso de pouco açúcar (do escuro) ou então o uso do mel e da canela

As turmas de 9º ano, participaram ainda, enquadradas no currículo de Ciências Naturais,  com a produção de cartazes que apresentavam a história do dia mundial da alimentação, da Organização Mundial de Saúde, a importância da alimentação saudável para a saúde, as regras para uma alimentação adequada, a relevância da roda dos alimentos e o papel dos diferentes grupos alimentares e sua relação com a saúde e exemplos da composição nutricional de alguns alimentos e o seu contributo para o equilíbrio do funcionamento do organismo.

O SPO, a Dra. Judite Costa, também se associou e promoveu contactos e agendou com a nutricionista da Autarquia, Dra. Ana Monteiro, para a realização de atividades, no dia 17 de outubro, com várias turmas (7ºanos e 9º1) /disciplinas(CN e EF) envolvidas na temática, no âmbito do "Programa Nutre Jovem", nomeadamente: Atelier de lanches/saudáveis que foram incluídos na exposição em comemoração do Dia Mundial da Alimentação; O jogo e palestra alimentação saudável/sustentável.

O Clube Desporto Escolar reforça os conteúdos de Educação Física ao vincar a importância dos alunos se enquadrarem dentro da zona saudável, quer na composição corporal, quer nos restantes testes da Aptidão Física. No que toca ao Clube Liga-te em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promove junto dos alunos dos 3º e 4º anos o programa "Os Super Saudáveis".

                Os promotores desta atividade, agradecem a todos aqueles que colaboraram e participaram nesta atividade, Direção, Coordenadora dos projetos que estabeleceu contactos, Coordenador da Rádio+ que contribuiu para a apresentação do PowerPoint da temática e realização de entrevistas, Professores, Pessoal não Docente e Alunos.

O muito obrigado pelo apoio fantástico do Pingo Doce e da Auchan de V.N. de Famalicão que doaram ao nosso Agrupamento uma quantidade substancial de fruta para engrandecer e celebrar este dia, contribuindo para o êxito da atividade. 

O Grupo Disciplinar de EF com a colaboração dos docentes Joaquim Paiva, Jones Maciel, Orlanda Teixeira, Cristina Carvalho, Amélia Barbosa, Rosa Dias, Anabela Guimarães, Carlos Bom e a psicóloga Judite Costa


EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
EB1 de Cavalões
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
JI de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
JI de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
JI de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
JI de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB123 de Gondifelos
EB1 de Outiz
EB1 de Outiz
JI de Outiz
JI de Outiz
EB1 de Outiz
EB1 de Outiz
JI de Outiz

logo brush

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDIFELOS
 Av. Santa Marina, 257 | 4760-503 Gondifelos
☎️+351 252952155 @ secretaria@aegondifelos.pt
Latitude: 41.420785  |  Longitude: -8.601306
Cód. Agrupamento: 150617