À semelhança dos anos anteriores, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o grupo disciplinar de Educação Física em articulação com os clubes do Desporto Escolar e Liga-te, com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), com as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática no contexto do tema “Alimentação Saudável”, procura desenvolver atividades/projetos, nomeadamente disciplinar e interdisciplinar e estabelecer conexões dos conteúdos abordados nas respetivas áreas.
No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, promove-se uma exposição onde está patente todo o trabalho desenvolvido pelos alunos nas diferentes disciplinas e afixam-se os gráficos de Índice de Massa Corporal e as suas conclusões/reflexões.
Os professores de Educação Física são os responsáveis pelo estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), que se desenrola no âmbito da Área da Aptidão Física e da plataforma do Fitescola e cuja amostra são todos os alunos dos 2º e 3º ciclos.
No 2º ciclo, no 6º ano, o tema sobre a Alimentação Saudável é em algumas turmas desenvolvido sob a forma de projeto ou apenas de atividades articuladas. Nas situações em que se desenvolvem projetos é efetuada uma articulação com os conteúdos das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento sendo que são os próprios alunos, que dos seus dados de peso e altura obtidos em Educação Física, calculam o seu IMC e, com base nas tabelas da OMS para a sua idade e género, inserem-se no indicador respetivo. Partindo dos dados obtidos na turma, os professores de Matemática abordam os conteúdos, usando a folha de cálculo, que permitem posteriormente aos alunos a construção do gráfico da turma e a respetiva análise e interpretação dos resultados obtidos. Em Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, os professores fizeram um levantamento da quantidade de açúcar presente em alguns alimentos embalados, de forma a sensibilizar a comunidade educativa sobre o que realmente se ingere, sendo esta pesquisa elaborada nas referidas disciplinas. Os resultados no estudo do IMC de cada turma servem de base para alertar os alunos sobre a importância que uma alimentação equilibrada e variada, bem como a prática de exercício físico têm no contexto da saúde e na melhoria dos resultados obtidos nesse estudo.
Nas disciplinas cujo tema dá origem a projetos, os alunos são os promotores e as turmas do 9ºano, calcularam/refletiram sobre o seu IMC e publicaram receitas saudáveis no mural padlet, tendo realizado uma feirinha com produções de lanches realizados por eles e considerados saudáveis. Foram apresentadas e elaboradas espetadas e batidos de frutas, panquecas de aveia e fruta, brownie de frutos secos ou bolachas/bolo de canela, numa aposta, na sua confeção em produtos mais saudáveis como os flocos de aveia, a fruta, a cenoura, o cacau e o uso de pouco açúcar (do escuro) ou então o uso do mel e da canela
As turmas de 9º ano, participaram ainda, enquadradas no currículo de Ciências Naturais, com a produção de cartazes que apresentavam a história do dia mundial da alimentação, da Organização Mundial de Saúde, a importância da alimentação saudável para a saúde, as regras para uma alimentação adequada, a relevância da roda dos alimentos e o papel dos diferentes grupos alimentares e sua relação com a saúde e exemplos da composição nutricional de alguns alimentos e o seu contributo para o equilíbrio do funcionamento do organismo.
O SPO, a Dra. Judite Costa, também se associou e promoveu contactos e agendou com a nutricionista da Autarquia, Dra. Ana Monteiro, para a realização de atividades, no dia 17 de outubro, com várias turmas (7ºanos e 9º1) /disciplinas(CN e EF) envolvidas na temática, no âmbito do "Programa Nutre Jovem", nomeadamente: Atelier de lanches/saudáveis que foram incluídos na exposição em comemoração do Dia Mundial da Alimentação; O jogo e palestra alimentação saudável/sustentável.
O Clube Desporto Escolar reforça os conteúdos de Educação Física ao vincar a importância dos alunos se enquadrarem dentro da zona saudável, quer na composição corporal, quer nos restantes testes da Aptidão Física. No que toca ao Clube Liga-te em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promove junto dos alunos dos 3º e 4º anos o programa "Os Super Saudáveis".
Os promotores desta atividade, agradecem a todos aqueles que colaboraram e participaram nesta atividade, Direção, Coordenadora dos projetos que estabeleceu contactos, Coordenador da Rádio+ que contribuiu para a apresentação do PowerPoint da temática e realização de entrevistas, Professores, Pessoal não Docente e Alunos.
O muito obrigado pelo apoio fantástico do Pingo Doce e da Auchan de V.N. de Famalicão que doaram ao nosso Agrupamento uma quantidade substancial de fruta para engrandecer e celebrar este dia, contribuindo para o êxito da atividade.
O Grupo Disciplinar de EF com a colaboração dos docentes Joaquim Paiva, Jones Maciel, Orlanda Teixeira, Cristina Carvalho, Amélia Barbosa, Rosa Dias, Anabela Guimarães, Carlos Bom e a psicóloga Judite Costa