No Dia Mundial da Alimentação, o grupo disciplinar de Educação Física em articulação com os clubes do Desporto Escolar e Liga-te, com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), as disciplinas de Ciências Naturais e de Matemática e a professora Anabela Guimarães de Francês, desenvolveram algumas atividades/projetos, nomeadamente projetos disciplinares e interdisciplinares, procurando de forma criativa e motivadora para os alunos, abordar conteúdos e desenvolver competências das respetivas áreas disciplinares na âmbito da alimentação saudável.
Esta iniciativa teve início no dia 15 de outubro, em articulação com o SPO, que no âmbito da intervenção na promoção da saúde psicológica e bem estar, estabeleceu contactos com a autarquia, proporcionando a vinda de Técnicos Municipais da Divisão da Juventude que desenvolveram junto dos nossos alunos, iniciativas de educação não formal relativas ao Programa NUTRE-JOVEM, também no âmbito da alimentação saudável.
No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, promoveu-se uma exposição onde está patente todo o trabalho desenvolvido pelos alunos nas disciplinas de Ciências Naturais e Matemática do 2º ciclo, de Francês do 3º ciclo e de Educação Física dos 2º e 3º ciclos, com a exposição e divulgação os gráficos de Índice de Massa Corporal e as suas conclusões/reflexões.
Os professores de Educação Física foram os responsáveis pelo estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), que se desenrola no âmbito da Área da Aptidão Física e da plataforma do Fitescola e cuja amostra de estudo são todos os alunos dos 2º e 3º ciclos.
No 2º ciclo, no 6º ano, o tema sobre a Alimentação Saudável foi desenvolvido sob a forma de atividades articuladas, sendo que em Matemática são os próprios alunos que com base nos seus dados de peso e altura obtidos em Educação Física, calculam o seu próprio IMC, constroem o gráfico da turma recorrendo a uma folha de cálculo, e analisam os resultados obtidos.
Os resultados no estudo do IMC de cada turma servem de base para alertar os alunos sobre a importância que uma alimentação equilibrada e variada, bem como a prática de exercício físico têm no contexto da saúde.
Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 6º ano procuraram sensibilizar a comunidade escolar sobre “O desperdício alimentar”, dando a conhecer algumas estratégias para reduzir o desperdício de alimentos. Sugeriram receitas de reaproveitamento alimentar, como planear refeições semanais a partir de alimentos já disponíveis e como elaborar uma lista de compras apenas com o necessário para finalizar as ementas da semana. Destacaram ainda a importância das datas de validade nas embalagens, salientando a diferença entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de”. Por fim os alunos deram a conhecer a app “Too Good To Go” onde os consumidores podem adquirir bens alimentares, sendo estes excedentes alimentares que os estabelecimentos comerciais não venderam no próprio dia.
O Clube de Desporto Escolar reforça os conteúdos de Educação Física ao vincar a importância dos alunos se enquadrarem dentro da zona saudável, quer na composição corporal, quer nos restantes testes da Aptidão Física. No que toca ao Clube Liga-te em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu-se junto de toda a comunidade escolar, a atividade “Mexe-te e Conta os Teus Passos”.
Os promotores desta atividade, agradecem a todos aqueles que colaboraram e participaram nesta atividade, Direção, Rádio, Multimédia e Biblioteca Escolar, Professores, Pessoal não Docente e Alunos. Um agradecimento especial às superfícies comerciais Auchan e Pingo Doce pela oferta de fruta para esta atividade.
Os Grupos Disciplinares de EF e de Mat/CN.