Todos os anos, no âmbito da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar, em articulação com outras disciplinas, em conformidade com o ciclo de ensino, ano de escolaridade e os conteúdos abordados, desenvolvem-se projetos disciplinares, interdisciplinares e atividades articuladas no âmbito do tema “Alimentação Saudável”.
No Dia Mundial da Alimentação promove-se uma exposição onde está retratado o trabalho desenvolvido pelos alunos nas diferentes disciplinas e afixam-se os gráficos de Índice de Massa Corporal e as suas conclusões por nível de ensino, ano de escolaridade, turma e género.
Nas disciplinas cujo tema dá origem a projetos, os alunos são os promotores e fazem a apresentação das atividades que desenvolveram ao longo de uma ou duas semanas.
Os professores de Educação Física são os responsáveis pelo estudo do Índice de Massa Corporal (IMC), que se desenrola no âmbito da Área da Aptidão Física e do programa Fitescola e, cuja amostra são todos os alunos dos 2º e 3º ciclos, abordando conteúdos sobre hábitos de alimentação saudável em associação com o exercício físico.
No 2º ciclo, no 6º ano, o tema sobre a Alimentação Saudável, é em algumas turmas desenvolvido sob a forma de projeto e noutras sob a forma de projetos interdisciplinares ou apenas de atividades articuladas. Nas situações em que se desenvolvem projetos ou projetos interdisciplinares, é efetuada uma articulação com os conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, sendo que são os próprios alunos, que partindo dos seus dados de peso e altura obtidos em Educação Física, calculam o seu IMC e, com base nas tabelas da OMS para a sua idade e género, inserem-se no indicador respetivo. Partindo dos dados obtidos na turma, os professores de Matemática abordam os conteúdos que permitem posteriormente aos alunos a construção do gráfico da turma e a respetiva análise e interpretação dos dados obtidos. Em Ciências Naturais, os professores abordam os conteúdos da disciplina relativos à Alimentação Saudável, que são reforçados nas disciplinas de Educação Física e em Cidadania do Desenvolvimento, sendo que os resultados obtidos no estudo do IMC de cada turma servem de base para alertar os alunos sobre a importância que uma alimentação equilibrada e variada, bem como a prática de exercício físico têm no contexto da saúde e na melhoria dos resultados obtidos no estudo do IMC.
No 3º ciclo, também, o tema dá origem a projetos interdisciplinares e a atividades articuladas efetuando trabalhos na classroom/exposição, relacionados com o desporto /atletas e planos alimentares (Educação Física) e exposição de cartazes sobre a alimentação equilibrada com a partilha de receitas saudáveis em Francês, como sensibilização para o Dia Mundial da Alimentação.
De destacar, também, a parte do clube Eco escolas que participou com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos e a participação do Clube Liga-te em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Direção e as famílias que se associou a esta iniciativa promovendo junto dos alunos dos 3º e 4º anos o programa "Os Super Saudáveis".
Identicamente, de salientar a colaboração da Yupi nesta atividade, que tem desenvolvido projetos em parceria com o nosso Agrupamento no âmbito da "Educação para a Cidadania" e que junto do 3º ciclo, promoveu no pavilhão do AEG, a sessão AMBIENTAR-SE, com a apresentação do documentário "QUE RAIO DE SAÚDE?". A associação YUPI representada pela Tamy Rodrigues e pela ativista Ana Gaya colaboraram nesta iniciativa de forma a sensibilizarem os alunos para a diminuição do consumo de carne com vista a um aumento da qualidade de vida/saúde e de um desenvolvimento também ele mais sustentável.
Os promotores desta atividade, agradecem a todos aqueles que colaboraram e participaram nesta atividade, Direção, Professores, Pessoal não docente, Alunos e Encarregados de Educação, não esquecendo o Apoio fantástico e inédito do Continente e da Auchan que doaram ao nosso Agrupamento uma quantidade substancial de fruta para celebrar este dia.
O Grupo Disciplinar de EF