No dia 19 de novembro celebrou-se o Dia Mundial de Xadrez.
A iniciativa pretendeu ser uma atividade lúdica e sem pretensões de ser uma competição, acontecendo durante os intervalos dos alunos. Fomentaram-se, assim, as relações interpessoais e um são convívio entre todos.
No AEG incentivamos a iniciativa pessoal e o desporto e por isso vamos apresentar algumas regras simples para iniciantes!
Regras do jogo de Xadrez:
Posiciona-se o tabuleiro entre os dois jogadores, devendo o último quadrado à direita do jogador ser o branco. A rainha branca fica num quadrado branco e a rainha preta num quadrado preto.
O jogador que ficar com as peças de cor branca será quem fará a primeira jogada e a partir daí os jogadores jogam alternadamente.
Na primeira fila, a ordem das peças é a seguinte: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre.
A segunda fila é composta por 8 peões.
Peão: só pode ser movido para a frente e só se não houver nenhuma outra peça no caminho. Na sua primeira jogada pode ser movido 1 ou 2 casas, mas a partir daí só pode andar 1 casa de cada vez e nunca para trás. O peão captura peças na diagonal, ou seja, andando um quadrado para a frente, à esquerda ou à direita.
Torre: pode ser movido para a frente e para trás, para a esquerda e para a direita, quantas casas quiser, desde que o seu caminho esteja desocupado. Não pode saltar por cima de outras peças.
Cavalo: é movido em “L”, ou seja, dois quadrados para o lado e um para a frente/trás ou dois quadrados para a frente/trás e um para o lado. Esta peça pode “saltar” por cima das outras, desde que o quadrado final do seu movimento esteja livre ou, no caso de essa casa estar com uma peça do adversário, captura a peça que aí se encontra.
Bispo: é possível mover esta peça na diagonal para qualquer casa, desde que o caminho esteja desimpedido.
Rainha: esta peça é movida para os lados, para a frente, para trás e na diagonal, para qualquer casa, desde que o seu caminho esteja desocupado.
Rei: pode ser movido para os lados, na diagonal, para a frente e para trás, mas apenas uma casa de cada vez e desde que esta esteja desimpedida. É a peça mais importante do jogo. Não se pode mover o rei para uma casa/posição de xeque.
Qual a finalidade do jogo?
Fazer xeque-mate ao Rei adversário e assim ganhar o jogo.
Ao longo do jogo vão-se capturando as peças do adversário. Os jogadores só podem capturar uma peça de cada vez. Se o jogador tem a possibilidade de capturar mais do que uma peça na sua vez de jogar, deve capturar a peça mais forte ou a que sinta que representa maior perigo para o seu jogo nesse momento.
Como fica o Rei em xeque?
Após a jogada do adversário, se o Rei estiver numa casa em que o adversário o possa eliminar na próxima jogada é xeque. Tem obrigatoriamente que se defender, saindo da casa onde se encontra ou jogando uma peça que elimine esse perigo. Se, após essa jogada de defesa, o Rei deixar de estar em xeque o jogo continua normalmente.
Como fica o Rei em xeque-mate, terminando o jogo?
Será quando o adversário fizer xeque ao Rei e não existir qualquer possibilidade do Rei se mover para outra casa que não esteja a ser atacada pelo adversário ou não existir uma peça capaz de se mover eliminando esse perigo. É nessa situação que termina o jogo.
Na Biblioteca Escolar ou na Sala + continuarão a ser assimiladas, com os Professores, as restantes regras e algumas estratégias de jogo, ao longo do ano letivo. É aprazível saber jogar xadrez!