No âmbito do projeto Eco-Escolas, no dia 31 de outubro a EB1 de Outiz em articulação com o Centro de Ciência Viva de Braga promoveu uma ação de capacitação de Charcos Pedagógicos tendo como destinatários professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
No ano letivo anterior, a EB1 de Outiz desenvolveu, pela primeira vez, o projeto Eco-Escolas no qual estavam inseridas diversas atividades, sendo que uma delas foi a criação de um Charco Pedagógico no espaço exterior da escola. Os Charcos Pedagógicos são um verdadeiro hotspot de biodiversidade com um elevado valor educativo e permitem a realização de atividades lúdico-científicas onde toda a comunidade educativa poderá participar. Desta forma, é fundamental que todos estejamos informados e preparados para uma monitorização correta do charco, sendo esta a premissa para a realização desta ação de capacitação.
Os técnicos do Centro de Ciência Viva prepararam uma ação com atividades teóricas e práticas sobre a importância dos charcos e identificação da biodiversidade existente, com o auxílio de lupas binoculares e digitais. Os participantes ficaram fascinados com as aprendizagens adquiridas e a forma de como a ação decorreu.
É indiscutível a importância da dinamização destas atividades de monitorização do charco para os nossos alunos, pois proporcionam dinâmicas de aprendizagens muito interessantes. Assim, o próximo passo será estender estas atividades aos alunos.
A coordenadora Eco-Escolas da EB1 de Outiz agradece a forma de como os técnicos do Centro de Ciência Viva conduziram esta ação bem como o empenho e dedicação que os elementos da comunidade demonstraram.
Alda Soeiro