Os alunos de 7º ano da EBI de Gondifelos, com o seu professor de Ciências Naturais, Jones Maciel, assinalaram a celebração do Dia Internacional da Geodiversidade, dia 6 de outubro.
Este ano, 2022, celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Geodiversidade, uma efeméride proclamada pela UNESCO que pretende demonstrar a importância da geodiversidade para o bem-estar e prosperidade dos seres humanos, bem como para a preservação da biodiversidade.
Dado que o programa da disciplina de Ciências Naturais do 7º ano se desenvolve em torno do estudo da Terra, da sua estrutura e dinâmica e da sua importância para vida, foi lançado aos alunos o desafio da celebração deste dia.
Partindo de um documento disponibilizado pela Associação Portuguesa de Geólogos, preparado pelo Professor José Brilha, da Universidade do Minho, para exploração nas escolas, os alunos viram previamente as razões que conduziram a UNESCO a decidir pela celebração deste dia e viram ainda alguns aspetos que caraterizam a geodiversidade, bem como de alguns dos benefícios que a mesma traz para a vida na Terra e particularmente para a vida do Homem.
Com esta informação foi constituída uma exposição que foi apresentada no corredor principal da escola, de modo a partilhar a informação e a chamar a atenção da comunidade educativa para a importância da geodiversidade.
Para sensibilizar os utentes da escola a visualizarem e explorarem a exposição, os alunos realizaram um flash mob, durante o intervalo maior do período da manhã, em que, em três pequenos momentos distintos, ao som de músicas de Beethoven, Vivaldi e Mendelsohn, escolhidas por alguns deles, faziam uma abordagem, de forma encenada, a quem por eles passava, questionando-os e ajudando-os a perceber melhor alguns aspetos sobre o assunto.
A complementar tudo isto, foi distribuído um pequeno cartão marcador, com algumas informações sobre a geodiversidade, para recordar a celebração do dia.
A exposição esteve patente até ao dia 10 de outubro.
Jones Maciel
(professor de CN)