Ao longo da semana de 20 de novembro a 24 de novembro, os alunos da EB1 de Outiz tiveram a oportunidade de participar em duas atividades dinamizadas por dois dos nossos parceiros (GS Ambiental e a CEVE) do projeto Eco-Escolas.
No dia 20 (segunda-feira), assistiram à 2ª sessão do projeto Ecovale promovido pela CEVE - Cooperativa Elétrica do Vale D’Este em parceria com o INESC TEC. Nesta sessão recordaram os conteúdos abordados na última sessão, aprenderam mais sobre as diferentes fontes de energia, a emissão da fonte até casa e continuaram a debater a importância da poupança da energia. Um grupo de alunos da turma do 4º ano apresentou o seu projeto PARA “Brigada da energia” aos técnicos, transmitindo-lhes os seus objetivos e a intenção das suas ações para contribuir para a poupança energética da escola. Os técnicos ficaram muito satisfeitos com o entusiasmo dos alunos e comprometeram-se a ajudá-los no tratamento estatístico dos consumos de energia da escola dos últimos anos em comparação com os deste ano letivo.
Estas sessões são sempre muito motivadoras e enriquecedoras devido à sua forte componente lúdica.
No dia 23 (quinta-feira), a eng. Verónica Sousa do GS Ambiental veio à escola para dinamizar a ação de sensibilização “Mãos à horta: - introdução à agricultura biológica”.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e conhecerem termos técnicos sobre agricultura biológica.
De entre outras coisas ficaram a saber que na agricultura biológica não se utilizam pesticidas nem nenhum produto fitofarmacêutico, pois o combate às pragas ou ao afastamento de insetos que prejudiquem as culturas é feito através de técnicas específicas de cultivo e da utilização de substâncias naturais. Também aprenderam que nem todos os insetos são inimigos das culturas e que a joaninha é considerada uma super heroína uma vez que se alimenta de ovos e larvas de outros insetos, ajuda na proteção à diversidade botânica e contribui para a fertilidade do solo.
A curiosidade e o interesse dos alunos ficaram tão despertos que imediatamente demonstraram a vontade de, literalmente, colocar as mãos na horta. Neste sentido, ficou prometida a realização de uma visita às hortas urbanas de Vila Nova de Famalicão e a promessa da eng. Verónica que nessa altura eles próprios terão a oportunidade de fazerem algumas plantações.
Coordenadora Eco-Escolas da EB1 de Outiz