Entre março de 2019 e junho de 2022, a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa — Centro Regional do Porto (CEDH-UCP), em conjunto com três consórcios constituídos por
agrupamentos de escolas e ONG, desenvolveram um projeto-piloto no âmbito da Educação para a Cidadania em contexto escolar. Teve como foco o 3.2 Ciclo do Ensino Básico e incidiu em 3 dimensões presentes na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: a relação entre ONG e Escolas; a avaliação de competências de Cidadania; e a Abordagem Whole School.
Um trabalho de investigação e experimentação que consistiu no desenvolvimento, testagem e implementação de um instrumento para avaliação e desenvolvimento de competências em Educação para a Cidadania; na implementação de planos de ação em Educação para a Cidadania em contexto escolar em três territórios distintos (Damaia, Gondifelos e Porto Santo); e na comunicação e partilha alargada dos principais resultados, impactos e aprendizagens decorrentes da implementação do projeto junto de atores-chave da área educativa.
Cerca de 600 estudantes, 90 professores/as e 40 técnicos/as e outro pessoal não docente diretamente envolvidos/as. Cerca de 250 encarregados/as de educação envolvidos/as.
Um projeto implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FG5), em consórcio com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa — Centro Regional do Porto (CEDH-UCP) e que contou com o apoio de uma entidade externa internacional (The European Wergeland Centre) enquanto entidade avaliadora e amiga crítica.
Uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiada pelos EEA Grants e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, que procurou dar um contributo sistémico para a Educação para a Cidadania em Portugal em contexto escolar.
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