Oficina de formação
"Voar mais alto" - Abordagem whole school approach: ferramentas de colaboração e aprendizagem em ambientes digitais
2023-01-04
2023-01-17
2023-01-23
2023-03-01
2023-03-22
2023-03-29
2023-04-05
2023-04-19
- Apresentação;
- Definição do cronograma da ação;
- Co-construção dos objetivos da formação no sentido de dar resposta às necessidades de reflexão e intervenção sobre a cidadania na escola, numa perspetiva integral (whole school approach)
- Apresentação Cidadania 2.0 + origem do Cidadania 3.0
- Atividade “quebra-gelo” (Bingo Humano) - Reflexão
- Dinâmica "Concordo e Discordo" (Retirada no manual "Faz-te Ouvir" que pode aceder na totalidade aqui.)
- Atividade Abóbora (questão de poderes, tomada de decisão e participação) - Reflexão
- Atividade Escada da Participação - Grupos de trabalho
- Finalização do exercício da Escada da Participação;
- Aprofundamento do tema da Participação e Cidadania com uma ferramenta construída especificamente para escolas (Escala de Referência Escolas Participativas);
- Apresentação da adaptação realizada pelo grupo de professores participantes na formação na Polónia;
- Formação de Grupos de trabalho orientados para a implementação de projetos no AEG;
Fevereiro - implementação do trabalho autónomo e colaborativo entre professores (foram agendadas reuniões de grupo de trabalho para dar seguimento ao trabalho de cada grupo)
- Atividade “quebra-gelo” (Tirar a corda)
- Apresentação do ponto de situação dos trabalhos de grupo:
- Aplicação de questionários a docentes, não docentes, EE e alun@s; (Resultados)
- Mobilidades Erasmus+;
- Prémio Gandhi;
- Preparação para formação online internacional;
- Discussão e preparação de atividades relacionadas com os grupos de trabalho;
Formação de grupos de trabalho:
- Grupo Oficina "Avaliar em Cidadania?" (Carla, Carlos A, Carlos F e Ademar);
- Grupo Stand (Carlos B, Abílio, Deolinda, Ademar, Helena, Augusta, Cristina);
- Grupo Gandhi (Carlos B, Abílio, Cristina,..);
- Grupo Mobilidade Erasmus em Portugal (Roberto, Serafim, Jones, Anabela).