A formação de juízes/árbitros de Badminton decorreu durante a última semana de novembro e prolongou-se até dia 6 de dezembro, no âmbito das atividades do clube do Desporto Escolar, dos grupos-equipa de Badminton.
À semelhança do ano letivo anterior, a formação teve bastante adesão, nomeadamente, dos alunos inscritos do 4G do 1º ciclo, do escalão Infantis, que estão a dar os primeiros passos no Badminton.
Na sessão teórica, para além do regulamento, foi abordada a ética na arbitragem e no desporto, em articulação com o clube da Ética. Os alunos aproveitaram a oportunidade de participar para arbitrar jogos singulares de uma forma formal, aplicando as regras, tendo em mente a ética na arbitragem, a verdade desportiva e o Fair-play (jogo limpo). Foram visionados vídeos e verificadas as regras fundamentais do jogo. Posteriormente realizaram a sessão prática que consistiu na arbitragem de jogos singulares, com o preenchimento do boletim de jogo específico da modalidade, como fazem habitualmente nos encontros de Badminton. No final da atividade foram eleitos, pelos alunos inscritos, os(as) árbitros(as) com mais “Fair-Play” e atribuído um certificado.
Através do Desporto Escolar, o Agrupamento de Escolas de Gondifelos procura incutir nos alunos a prática desportiva regular, rotinas e a ocupação saudável dos tempos livres e paralelamente promover os valores cívicos, éticos desportivos.
Clubes do Desporto Escolar/Ética
Deolinda Henriques, Alfredo Castro e Carlos Fernandes