No dia 14 de março, pelas 10h30, a turma 6-3, acompanhada pelas professoras de Português e História e Geografia de Portugal, apanhou o autocarro 608 e rumou até à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, cujo patrono é o ilustre escritor Camilo Castelo Branco. A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril foi o mote para esta visita de estudo.
Por volta das 11h, a turma instalou-se confortavelmente na área de animação da Sala Infantojuvenil para a bibliotecária Marta Ribeiro “fazer as honras da casa”. De seguida, foram presenteados com uma mostra de livros sobre o 25 de Abril. Como atividades de pré-leitura, os alunos ouviram excertos de cada um deles para associar ao/à respetivo(a) título/capa; depois, foi o momento de sortear os livros e descobrir qual iriam requisitar através da montagem do puzzle da capa.
Além dos livros e da leitura, com esta visita, os alunos tiveram a oportunidade de ver seguidamente a exposição “De Famalicão para o Mundo – O 25 de Abril de 1974: significado de uma data histórica em Vila Nova de Famalicão”, uma mostra documental de recortes de imprensa, fotografias, vários documentos escritos, iconográficos e vídeos, em oito painéis, guiada de forma exemplar e com um conhecimento bastante apurado pelo Professor Doutor Luís Alberto Alves, coordenador científico do projeto educativo e cultural "De Famalicão para o Mundo", do CITCEM/FLUP.
Depois do almoço, foi hora de regressar à escola!
Sobre a experiência, os alunos referiram, por exemplo, que não sabiam exisitir tantos livros destinados a crianças e jovens sobre a temática e que cada um era “mais único e interessante do que o outro”; gostariam de saber mais sobre a guerra colonial, que vitimou dois soldados da freguesia de Gondifelos e cujo maior número de mortes se registou em Joane.
A viagem pela Revolução que estabeleceu a Democracia em Portugal prosseguirá com a leitura dos livros e a preparação da respetiva apresentação oral, em aula, por altura do 25 de abril, no 3.º período. Para tal, os alunos vão, ainda, preparar um suporte digital, na disciplina de Oficina de Multimédia, com recurso à ferramenta “Genially”.
Viva a leitura em/com Liberdade!