Após um breve interregno, o cinema voltou aos Jardins de Infância, com a curta-metragem de animação de Artur Correia e Ricardo Neto intitulado “As duas Comadres”.
As crianças, depois de reconhecerem os elementos essenciais numa sala de cinema e no acesso a ela, nomeadamente a tela, o projetor, as colunas/som, as cadeiras numeradas e por fila, os espectadores e o bilhete de acesso, visualizaram atentamente o filme da série Contos Tradicionais Portugueses que conta a história de uma mulher humilde, mas caridosa, que convida o divino padre a cear com ela e os filhos, sendo recompensada por alimentar os pobrezinhos que lhe batem à porta. Uma sua comadre, rica e caprichosa, é alvo de justiça por ter um comportamento egoísta…
No final da visualização ouviu-se a apreciação espontânea “este filme é fantástico” de uma criança; procedeu-se à exploração da história, das personagens, do espaço e dos sons, tendo as crianças identificado a gaita de foles e os animais que se iam ouvindo ao longo da curta metragem.
No final, os alunos mostraram que perceberam a mensagem da história e foram desafiados a desenhar a parte do filme que mais gostaram.
A equipa da biblioteca agradece a disponibilidade e ao acolhimento das Educadoras e Assistentes operacionais, bem como a colaboração especial da professora Carmen Sá.
Esperamos voltar com o Projeto “Educar com Cinema” no próximo mês de março.