Com o intuito de proporcionar diferentes formas de aprendizagem/vivências e contribuir para o enriquecimento cultural e científico dos alunos, no dia 6 de março, as turmas de sexto ano participaram numa visita de estudo.
A manhã foi dedicada ao teatro! Depois de lida a obra nas aulas de Português, era grande a expectativa dos alunos para ver em palco o herói grego Ulisses, protagonista da história contada inicialmente por Homero e depois por Maria Alberta Menéres. Por volta das 10h30, fez-se silêncio no Teatro Narciso Ferreira para assistir à peça “Ulisses”, uma coprodução da companhia de Teatro AGON/Momento – Artistas Independentes” e da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Com apenas um ator e quatro atrizes em palco, o recurso dominante a tecidos, a originalidade da música, entre outros aspetos, o encenador Filipe Gouveia e demais assistentes técnicos brindaram o público com uma encenação surpreendente e cativante. No final, os principais responsáveis pelo espetáculo proporcionaram à audiência um momento de discussão, para desvendar um pouco dos bastidores da peça. Apesar de não conseguirem responder às inúmeras solicitações, ficamos a saber, por exemplo, que os atores gostaram particularmente de representar os momentos vivenciados no barco/mar, como foi simulado o ferimento do olho do ciclope Polifemo com um pau e, ainda, que é desafiador e estimulante para uma mesma atriz desempenhar várias personagens numa só peça.
Ávidos pelo almoço, dirigimo-nos para o parque das Piscinas de Oliveira S. Mateus, um espaço verde, bastante amplo e com as condições ideias para o efeito.
À hora marcada, o Sr. Emanuel levou-nos em segurança até à cidade de Vila Verde para conhecermos o processo de transformação e fabrico de um alimento muito presente na gastronomia nacional: o queijo.
Na empresa Lactimercados, fomos recebidos pela Engenheira Alimentar Benvinda e outras funcionárias que distribuíram pelos alunos e professoras acompanhantes um kit de proteção para cumprir com as regras de higiene e segurança alimentar da empresa. Devidamente equipados, deu-se início à visita, estando os alunos atentos e curiosos a tudo o que os rodeava. A anfitriã orientou e explicou os processos de transformação, reforçando assim os conhecimentos dos alunos. Foram relembrados conceitos abordados nas aulas de Ciências Naturais e de Oficina das Ciências Experimentais, nomeadamente “alimentos processados”, métodos de conservação do leite e o modo como se deve interpretar os rótulos alimentares. Os alunos observaram com atenção as máquinas envolvidas no processo de transformação do leite até chegar ao aspeto de queijo e imaginaram os queijos a seguir “em fila”, pois a visita não se realizou em dia de produção. Contudo, tiveram a oportunidade de ver as funcionárias a embalar o produto e também o local de armazenamento onde os queijos atingem o ponto ideal de maturação. Por fim, a empresa Lactimercados presenteou os alunos e as professoras com uns queijinhos para degustação.
O dia foi preenchido, mas os alunos mantiveram a boa disposição e ainda tiveram força para cantar durante o regresso à escola!