Intervenientes: Turma do 2.º ano da EB1 de Outiz, docente Titular de Turma (Andréa) e docente de Educação Especial/Instrutora de Yoga (Ivete).
A docente titular da turma propôs-me a realização de atividades com a sua turma no âmbito do yoga para crianças. Solicitados os alunos mostraram-se curiosos e entusiasmados com a ideia. A experiência para mim também seria desafiadora e enriquecedora na área. Consideramos que são muitos os benefícios da prática do yoga na infância, fazendo todo o sentido integrá-la no contexto escolar. Assim consideramos que o projeto tinha todas as condições para ser colocado em prática!
O projeto “A prática do yoga no 1.º ciclo” deu início em março do presente ano letivo. Perante a disponibilidade de todos, decidimos realizar uma sessão de yoga quinzenalmente determinando que a sua periodicidade poderia ser flexível conforme a necessidade dos alunos e horário da Instrutora .
A prática realizada teve vários objetivos como: trabalhar em simultâneo o corpo e a mente, estimular os alunos para a prática do yoga de forma agradável e divertida e oferecendo-lhes também instrumentos que os ajudam a viver em harmonia.
As aulas assumiram um papel lúdico! As sessões foram diversificadas recorrendo a histórias, técnicas de respiração/relaxamento, sons de animais nos movimentos, meditação, trabalho em pares, música apropriada e instrumentos musicais.
Os alunos manifestaram gosto e empenho nas sessões. Inicialmente um ou outro aluno ficou mais apreensivo, mas depois da observação e experiência colaboraram ativamente.
Numa das práticas coincidiu com a presença de professoras de Valença no âmbito do Projeto Erasmus no 1.º Ciclo desenvolvido pelo AEG. As docentes participaram na sessão e segundo seu feedback a experiência foi positiva, manifestando a opinião de a que prática da modalidade na escola é uma mais valia para o desenvolvimento integral dos alunos.
Como competências adquiridas considera-se que num todo as sessões potenciaram o aumento do foco atenção/concentração dos alunos, melhorando, igualmente, a sua coordenação motora, desenvolvendo o equilíbrio e a consciência corporal. Através de técnicas de controle da respiração foram promovidos o relaxamento e o controle da ansiedade/emoções (em momentos mais tensos, como por exemplo antes da realização das provas de aferição (meditação e relaxamento) promovendo a segurança, autoestima e autoconfiança.
Durante as sessões foram também, abordados valores como a amizade, amor, solidariedade, respeito pelo ambiente e a mãe Natureza, entre outros, com o intuito de desenvolver e potenciar o pensamento critico e positivo das crianças.
Concluindo que a experiência foi positiva para todos, pretende-se dar continuidade ao projeto para o próximo ano letivo, pensando na possibilidade de abranger mais turmas, conforme a disponibilidade.
Ivete e Andréa