O Corta-Mato Escolar organizado pelo grupo disciplinar de Educação Física/Desporto Escolar, decorreu na manhã do dia 8 de novembro, inserido no evento “AEG em Festa”, que é promovido pela Direção da Escola.
Participaram na atividade desportiva cerca de 400 alunos de todo o Agrupamento, salientando-se a comparência entusiasta dos Encarregados de Educação, na assistência e na execução de uma prova para os mesmos, que orgulharam os seus educandos, reforçando o papel que o Desporto em geral e a corrida de resistência neste caso, têm na promoção da saúde e na criação de hábitos saudáveis ao longo da vida. Os professores procuram envolver toda a comunidade educativa, o que diferencia o nosso Corta-Mato Escolar do que se realiza a nível Nacional em todas as escolas do País. Esta envolvência, verifica-se na inclusão de escalões etários mais baixos do que o estipulado pelo Desporto Escolar, os Bambis, onde se incluem alunos que frequentam o ensino Pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e os alunos do Primeiro Ciclo, com atribuição de medalhas aos 3 primeiros classificados e lanche aos participantes.
Neste ano letivo as provas de corrida do Corta-Mato decorreram nos moldes habituais, no recinto exterior e à volta da escola, sendo que todo o circuito e preparação das provas é efetuado com bastante antecedência, uma vez que a realização desta atividade requere uma logística enorme, quer ao nível da organização das provas, inscrição de alunos, elaboração de listas de resultados, envio de ofícios para algumas entidades, entre outras tarefas burocráticas, quer em termos de materiais necessários, alguns deles disponibilizados pela CMVNF.
O Corta-Mato Escolar é um habitué no Plano Anual de Atividades, com objetivos definidos não só no âmbito da saúde, mas sobretudo na promoção de valores éticos desportivos que se refletem no respeito, tolerância e aceitação da diferença, à inclusão de todos os alunos independentemente da sua condição física, social ou outra. De igual forma, a atividade fomenta, os valores de cidadania, na medida em que promove a socialização, envolvência e o apoio de toda a comunidade escolar. Conjuntamente, também, se apuram, a partir dos Infantis, os alunos para o Corta-Mato CLDE (Distrital) que está previsto realizar-se no dia 28 de janeiro em Vizela.
Os promotores da atividade reconhecem o contributo e apoio, da Direção do Agrupamento, do Coordenador da Rádio+, do clube dos Coolaboradores, do Coordenador da Oficina de Projeto Multimédia, que realizou a reportagem fotográfica. Destacam, identicamente, a colaboração da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, do César Navio e do Vereador do Desporto, Dr. Pedro Oliveira, que fez questão de marcar presença na entrega das medalhas e do prémio “Boas Práticas da Bandeira da Ética”, atribuído pelo IPDJ no âmbito do projeto “Desporto Escolar com Fair Play e Saúde”, engrandecendo este Corta-Mato e o ”AEG em Festa 2024”.
Gondifelos, 15 de novembro de 2024
O grupo disciplinar de Educação Física/ Desporto Escolar