Uma semana de imersão, trabalhando competências que despertam os alunos para a descoberta de si mesmos e os predispõem para a liderança ao serviço dos outros, envolvidos num ambiente de fortes emoções, caraterizou a vida escolar dos alunos do 7º3, entre os dias 13 e 17.
Todos os dias da semana de 13 a 17 de fevereiro, entre as 09:00h e as 17:00h, os 16 alunos do 7º3 juntavam-se para conhecer e trabalhar melhor as competências associadas à filosofia UBUNTU, “eu sou porque tu és”, isto é, eu só sou pessoa através das outras pessoas. Assim, tendo em consideração que na essência do UBUNTU está o cuidado, a atenção, a relação, a interdependência, a necessidade de cuidar de mim, de cuidar do outro e de cuidar do planeta, dia a dia os alunos foram ajudados a refletir sobre o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.
Seguindo uma orientação do IPAV (Instituto Padre António Vieira), validada por diferentes instituições e entidades de vários países, o AEG implementou, pelo segundo ano, esta iniciativa, que conta com o apoio da DGE (Direção Geral de Educação) e que, usando metodologias de educação não formal, explora e aprofunda as softskills dos alunos (competências comportamentais e de inter-relação que ajudam o indivíduo a lidar com o outro e consigo mesmo em diferentes situações).
No primeiro dia deu-se o pontapé de partida, inspirados por Nelson Mandela, analisando-se e discutindo-se o perfil de um líder e as caraterísticas de uma “liderança servidora”. Na terça-feira, o nível da dinâmica cresceu para se descobrir como “construir pontes”, contando-se com um testemunho na primeira pessoa, da Mariana Marques, colaboradora da YUPI, e que tem ajudado o AEG a estabelecer parcerias com outras entidades e pessoas, a nível nacional e internacional. A quarta-feira foi um dia de intensas emoções, onde os alunos foram desafiados à introspeção e a perceber que são capazes de “vencer obstáculos”, tendo como referência, entre outras, o testemunho de vida de Hermínia Gonçalves, chefe de serviços do AEG. O quarto dia foi tempo de descobrir “vidas UBUNTU” e ver-se imbuído deste espírito de cuidar do outro e de cuidar do que o rodeia. No quinto dia, pleno de alegria e de satisfação, com “I have a dream” (Martin Luther King) houve oportunidade para recordar que “tudo parece impossível até que seja feito” (Nelson Mandela) e para celebrar o crescimento proporcionado pela semana, com a entrega da certificação de participação, feita pelo Diretor do AEG, Roberto Lopes.
Os alunos manifestaram-se realizados pelo percurso pessoal que fizeram, destacando, entre outras, aprendizagens como “Aprendi que devo acreditar mais em mim. Colocar-me no lugar do outro. Ajudar e interagir com o outro.” e sentimentos como “Sinto-me muito grato por ter a oportunidade de participar na semana UBUNTU. Os valores que aprendi e as histórias que conheci foram tão inspiradoras.... E que pensamentos positivos, fé e felicidade me trouxeram...Obrigado.”
Em breve os alunos darão continuidade a esta etapa, com a dinamização do Clube UBUNTU no AEG.
Carlos Bom, Deolinda Henriques, Jones Maciel, Judite Costa, Tânia Malheiro
(Equipa UBUNTU)