A visita à Residência Pratinha foi planeada com muito carinho pelos professores, alunos e assistentes operacionais. Até o clima ajudou, pois brindou-nos com uma manhã sem chuva e um céu azul a espreitar por entre as nuvens.
À hora marcada, (10h) os alunos da EB1 de Cavalões, estavam à porta da Residência, depois de uma caminhada pelas ruas da freguesia desde a Escola; caminhada essa que provocava o sorriso nos transeuntes que connosco se cruzavam, ao verem as crianças tão bem-dispostas e entretidas com uma cantilena que fazia as suas vozes ecoarem no ar.
Já no interior da Residência, junto aos espaços verdes, as crianças da EB1 de Cavalões e do Pré-escolar de Outiz encontraram-se, lancharam e conviveram entre si. Entretanto, os utentes da Residência, começaram a aparecer no exterior, cumprimentando as crianças com um cumprimento de mão e falando com elas o que agradou a todos, pois criou proximidade e despertou emoções em todos os envolvidos.
Já com todos os utentes bem instalados, deu-se início à apresentação das surpresas que tínhamos preparado para eles. Cantamos várias canções e oferecemos-lhes uma tela feita com a intervenção de todos que marcaria o lema da nossa ida à Residência “Aqui há sabedoria sem fim…”. E a sabedoria dos idosos transbordou ao ajudarem as crianças a desfolharem o milho, nas conversas, nos abraços e nos carinhos trocados, durante toda a desfolhada. Depois caminhamos debaixo da longa ramada carregada de uvas, onde o senhor José, mostrou aos alunos como se vindimam as uvas e subindo e descendo as escadas, com os seus 82 anos, foi colhendo e dando às crianças cachos de uvas bem saborosas que as crianças devoraram.
Rapidamente a manhã tinha passado.... Chegara a hora da despedida. Novamente abraços, beijinhos e cumprimentos de mão abundaram. Partimos de regresso às nossas escolas, mas com a promessa de lá voltarmos novamente.
Turma 3 Cav e Professora Adelina Oliveira