No dia 9 de maio, os alunos do 8.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, juntamente com os professores Carlos Araújo, Hélder Simão, Patrícia Pinto, Serafim Faria e Tânia Malheiro, viajaram até Vila do Conde para uma aula de História diferente. Foi altura de solidificar e pôr à prova os conhecimentos dos alunos acerca da cultura castreja e dos descobrimentos marítimos portugueses.
Na parte da manhã, os alunos visitaram a Cividade de Bagunte, um povoado fortificado pré-romano que se encontra classificado como Monumento Nacional. Aqui tiveram a oportunidade de “descodificar” o conceito de Arqueologia e observar as ruínas das construções existentes, experienciando ainda o trabalho minucioso executado pelos arqueólogos.
Na parte da tarde, visitaram a Alfândega Régia – Museu de Construção Naval, bem como a réplica de uma Nau Quinhentista. Durante a visita à Nau, ficaram a saber como era árdua e muitas vezes terrível a vida a bordo, durante as viagens na época dos Descobrimentos. Nos espaços museológicos, aprenderam mais sobre as técnicas de construção naval e observaram, também, os principais produtos que eram transacionados na Época.
Todas as visitas foram orientadas por guias dos respetivos monumentos, que muito bem informaram e explicaram as “matérias” que eram apresentadas e visualizadas, com a supervisão da editora Opera Omnia.
Foi um dia bem passado, uma verdadeira viagem no Tempo!