Estratégia de Educação PARA a Cidadania do AEG
Encontro “Dentro e Fora da Caixa – ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania”
Plano de Desenvolvimento de Educação para a Cidadania Participativa
Educação PARA a Cidadania 3.0
Educação para a Cidadania 3. 0" é um projeto de cooperação liderado pela associação juvenil YUPI e pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos, que obteve uma excelente classificação pelo programa Erasmus + Educação e Formação (KA220) e que visa explorar o conceito de "whole school approach to citizenship" e reforçar o trabalho colaborativo entre organizações da sociedade civil e escolas do 3º ciclo em Portugal, Itália (Bangherang e ISIS Archimedes) e Polónia (escola Zmigrod e Foundation ArtesEdu), com uma duração de 26 meses (até 31.12.2023).
O Agrupamento de Gondifelos e a associação juvenil YUPI têm já vindo a desenvolver projetos na área da Cidadania (projeto-piloto a nível nacional na área da Cidadania, acompanhado pela Universidade Católica e pela Fundação Gonçalo da Silveira) e continua assim a explorar as dimensões que têm sido avaliadas como mais prementes no desenvolvimento de uma abordagem holística na escola: 1) a participação democrática e o sentido de auto-eficácia; 2) o desenvolvimento de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Esta intervenção beneficia do trabalho colaborativo com organizações da sociedade civil no seio da escola e da criação de um instrumento de medição de competências de cidadania, agora aplicado aos países envolvidos no Educação para a Cidadania 3.0.
O objetivo do projeto é formar e consolidar o trabalho das organizações que visam o desenvolvimento da cidadania (especificamente nas duas áreas referidas), reforçar o trabalho entre as escolas e as organizações da sociedade civil e permitir a internacionalização das organizações, promovendo e divulgando o seu trabalho com um potencial efeito multiplicador através dos produtos intelectuais esperados.
Prevê-se a participação de 20 professores do Agrupamento de Escolas de Gondifelos em atividades de coordenação, formação internacional e acompanhamento de alunos em mobilidade, 21 alunos em mobilidade. Prevê-se ainda a participação de pessoal não docente nas atividades internacionais do projeto.
PARTICIPAÇÃO CÍVICA ATIVA EM NOWY GIERATTOW, POLÓNIA
Participação cívica ativa e sustentabilidade em Viana do Castelo
PARA (Plano de desenvolvimento da Autonomia e Responsabilidade do Aluno)
Plano de Desenvolvimento de Educação para a Cidadania Participativa
Estratégia de Educação para a Cidadania do AEG